Professores de Ciências da Rede Estadual desenvolvem Sistema Solar Tridimensional com materiais reutilizáveis 16/05/2019 - 16:10
Professores de Ciências do Colégio Estadual Humberto de Campos, em Querência do Norte, Núcleo Regional de Educação de Loanda desenvolveram um projeto com alunos da Rede Estadual, com materiais reutilizados. A elaboração e execução do projeto contou com a participação dos alunos do ensino fundamental. Os materiais utilizados foram: uma luminária desativada do pátio do Colégio, bolas de decoração natalina, bolas de isopor, tinta, pincel, parafusos, buchas, linhas, pedras britas e materiais elétricos.
Dentro do globo que representa o Sol, foi instalada uma lâmpada de led, que emite um feixe de luz e é possível visualizar os fenômenos dia e noite, fases da Lua, eclipse lunar e solar. “Desta forma os conteúdos se tornam mais atraentes para o aluno e facilita a aprendizagem, pois o estudante, além do livro didático ilustrado, pode entender os processos de forma concreta” diz o Professor Tiago Rafael Davies, idealizador do trabalho.
Entre os conteúdos que poderão ser abordados, listados por série/ano estão: 6° ano (movimentos terrestres e celestes); Sistema Solar (características físicas e químicas dos planetas); 7° ano (características das estações do ano, composição do Sol, formação da Terra); 8 ° ano (formação e evolução do universo); 9°ano (Leis de Kepler e Leis de Newton). O trabalho vem de encontro com a proposta da Escola que visa melhorar a qualidade do ensino ofertado.
Para o Diretor do Colégio Estadual Humberto de Campos, Professor Gilsimar de Lima, “o trabalho realizado é de extrema relevância e mostra o potencial da escola pública, pois os estudantes, aliando a teoria com a prática, melhoram de forma significativa os níveis de aprendizagem”. A ação desenvolvida pelos Professores está prevista no Plano de Ação de Escola, que tem por objetivo melhorar o aprendizado, bem como os indicadores educacionais. Professores responsáveis: Tiago Rafael Davies e Patrícia Francisco da Silva.